quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A importância do Administrador para as empresas


Antigamente com a simplicidade do mundo era possivel "administrar" sem ser um administrador,passar a empresa familiar por gerações.Seguir apenas o velho ditado: "o cliente sempre tem razão" e bastava.Hoje a complexidade e a incerteza na qual vivemos passou a ser um entrave para muitas empresas e até mesmo para o nosso governo.Segundo Peter Drucker1,não existem paises desenvolvidos e paises sub desenvolvidos,e sim os que sabem administrar a tecnologia e os recursos disponiveis e paises que ainda não sabem,o mesmo ocorre com as organizações.Isso porque, nosso país e as empresas nunca foram administradas por administradores,e sim por profissionais de outras áreas.
As empresa são tocadas por empresários,pessoas que não tem a ciência da administração para gerir os processos técnicos,humanos e conceituais.São puramente amadores em um cenário altamente competitivo, onde o erro não pode ser concertado assim tão facilmente.O administrador é a chave fundamental para a solução de grandes problemas do mundo moderno.Pois com ele, os investimentos não serão mais perdidos,as empresas não quebraram em 5 anos gerando assim mais empregos.
O administrador é capaz de gerar riquezas, diferentemente dos profissionais das demais áreas que apenas trabalham com o capital existente,capital esse que criamos não com impostos mas com idéias empreendedoras que geram renda e não pobreza.Se cada empresário souber utilizar com excelência os conhecimentos que o administrador possue,seremos capazes de gerar mais renda ,a certeza de que as emprezas não irão a falência nos primeiros anos e a garantia de que o crescimento do emprego formal será superior ao que temos registrado até os dias de hoje.



Wellenson Miranda



1. Peter F. Drucker,Uma era de descontinuidade,Rio de Janeiro,Zahar Editores,1970.

4 comentários:

Anônimo disse...

Fazendo uma pesquisa pela internet achei seu blog, achei interessante o seu texto e tudo que você escreveu é verdadeiro.
Logo que iniciei a minha empresa aqui no Rio, contratei um contador para administra-la, mas logo percebi que a única coisa a qual ele sabia fazer bem era administrar os passivos e ativos da empresa,não tinha a menor noção sobre como gerênciar os conflitos que surgiam entre os funcionários e fazer com que a minha empresa fosse mais rentavel.Achei que o problema estava na pessoa contratada,passaram mais dois contadores até que resolvi seguir um conselho de um amigo,para a contratação de um administrador.
Apartir dai as coisa começaram a fluir,a empresa começou a crescer e os conflitos foram amenizados.
Hoje possuo duas filiais e cada uma tem um administrador na gerência.Ainda utilizo os serviços do contador mais aprendi que cada macaco tem que ficar no seu galho.
Jonas Barros
empresário

Anônimo disse...

É fato que todos os governantes que passaram foram de outras áreas,nunca tivemos um administrador no poder e acho que por esse motivo pagamos por erros cometidos por esses politicos que brincam de administrar.Espero que os jovens de hoje saibam escolher seus candidatos.

Anônimo disse...

Acredito que a administração irá em pouco tempo alcançar o espaço que mereçe dentro das empresas.Hoje as grandes organizações já sabem a diferença que um administrador pode trazer para elas.

Anônimo disse...

Alavancar os processos decisórios dentro das empresas é a grande capacidade que um administrador tem em comparação a outros profissionais.